top of page
22_09_2020_16_36_44_edited_edited_edited_edited.jpg

NOME NEGATIVADO

A devolução em dobro é a restituição de indébito prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC), devida quando o consumidor para uma quantia fruto de cobrança indevida. Nesses casos, então, a empresa deverá proceder à devolução em dobro do consumidor pela quantia excedente que lhe foi cobrada, além dos juros e da correção monetária.


Para que você compreenda bem o instituto e o que diz exatamente o Código de Defesa do Consumidor, reproduzo, desse modo, o que afirma a lei, para, em seguida, explicar melhor os direitos dos consumidores.


Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.


Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.



Ver menos

ree

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
RECURSO ESPECIAL DO BANCO NEGADO

REVISIONAL BANCÁRIA - TJMG - SUCESSO - JURISPRUDÊNCIA RECURSO ESPECIAL Nº 1.0000.24.-7/002 COMARCA: VARGINHA RECORRENTE(S): O.S.A.C.F.I....

 
 
 

Comentários


©2024 por RAFAEL SARTO ADVOCACIA 

bottom of page